quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Angola: Aspectos Naturais

RELEVO

Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1.000 e os 2.000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano.

CLIMA

Angola, apesar de se localizar numa zona tropical tem um clima que não é caracterizado por aquela condição, devido à confluência de três factores:
A corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da costa.
O relevo no interior.
Influência do deserto do Namibe, a sudeste.
Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das Chuvas, de Outubro a Abril e a do Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas. Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul, e dos 800 mm para os 50 mm, com temperaturas médias anuais acima dos 23ºC, a zona do interior, pode ser dividida em 3 áreas:
Norte, com grande pluviosidade e temperaturas altas. Planalto Central, com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19ºC.

HIDROGRAFIA

A província é banhada entre outros rios, pelo gigante rio Kwanza, que é o maior rio totalmente angolano. As suas verdejantes margens oferecem refrescantes praias, principalmente no município do Dondo.
O rio Kwanza proporciona a localidade do Dondo, a sede municipal de Cambambe uma linda marginal.
As regiões foram dotadas de praias que atraem os turistas que visitam a vila do Dondo e seus bairros. As quedas do rio Muembeje, a 10Km da cidade, onde as correntes da água se despenham a altura de 110 metros, espraiam-se uma imensa planície verdejante. A 2km da cidade, no sopé do morro, estão as nascentes de Santa Isabel e Sobranceiro. Existe um parque com o mesmo nome com campos relvados e piscina para crianças e adultos, para além de um lindo miradouro.

VEGETAÇÃO

A vegetação da província de Malanje compõe-se de florestas abertas, savanas, mosaicos floresta-savana e mosaicos de balcedo-savana.
A região possui uma vasta fauna, constituída por animais domésticos e selvagens. Quanto aos animais selvagens destacam-se a palanca negra gigante, os mabecos, a hiena malhada, o leopardo, a chita, os gungas, a kissoma, o puku, o songe, o bambi comum, a pacaça, os macacos de diversas espécies, o elefante, a lebre, a palanca vermelha, o golungo, o nunce, o búfalo, o javali, o hipopótamo, o crocodilo, o leão, a onça, várias espécies de aves, etc. Nesta província encontramos o parque nacional de Kangandala estabelecida como reserva integral a 25 de Maio de 1963, possuindo uma área de 600Km2. Reserva florestal do caminho-de-ferro de Malanje: Possuí 200 Km². Reservas natural integral do Luando e especial do Milando: situadas nos municípios de Luquembo e Kunda Dia-Baze/Marimba/Caombo. Reserva florestal do Samba-Lucala: Possui 400Km2 de extensão.

GEOLOGIA

A geologia de Angola pode ser subdividida em onze unidades regionais, cada uma das quais possuindo uma combinação diferente de jazidas minerais.
Rochas Sedimentares efusivas e metamórficas de cobertura de idade Quaternária à Terciária compreendendo areias, arenitos quartzito, burgaus e argila estendendo-se para cima de metade do território, incluindo toda a parte leste de Angola.Sedimentos marinhos pleistocénicos a cretácicos jazem numa série de bacias costeiras na margem ocidental de Angola.Sedimentos Mesozóicos a Paleozóicos equivalentes ao super grupo Karoo ocorrem principalmente no Graben Cassange, uma depressão de trend geográfico centro-norte a noroeste. Ocorrem numerosos corpos sub-vulcânicos e vulcânicos, incluindo Kimberlitos e carbonatitos ao longo de um lineamento principal de direcção trend sudoeste a nordeste atravessando Angola, bem como basaltos, doleritos, sienitos, traquitos e fonolitos.Cinturões do Proterozóico superior(de Idade Panafricana) ocorrem ao longo do escudo Precâmbrico, sendo os mais importantes o Congo Ocidental, Damara e Maiombe-Macongo. Eles são caracterizados pela ocorrência de mineralizações de metais básicos e uma variedade de minerais industriais.Rochas proterozóicas e Arqueanas formam os escudos Angolano, Maiornbe, Cassai e Bangweulo e o horst do Kwanza. Formacões granitíco-gneissicas, meta­vulcano-sedimentar e meta-sedimentar, (cinturões verdes) estão presentes no Centro-sul de Angola (Cassinga e Menongue). O complexo básico (ultrábasico) do Cunene ocupa 20.000 Km2 da parte sudoeste do escudo Angolano.

Nenhum comentário: